sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

As Motas Recuperadas de Octávio Oliveira (filho)



Vista do motor da Honda CB 400 FOUR








Instruções: Para ver as fotos ampliadas basta clicar na foto pretendida para a ver em detalhe.

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Caros motards e apaixonados por motociclos, este Blogue, repleto de fotos, irá sendo desenvolvido para vos mostrar as motas recuperadas da colecção de Octávio de Oliveira (filho).
A qualidade do restauro destas autênticas relíquias impressiona! A maioria com mais de 30 anos de existência, dá nos a impressão de terem saído recentemente duma linha de montagem para um salão de exposição de algum museu dedicado a "motor bikes"...

Este engenheiro, de formação do Instituto Superior Técnico de Lisboa, desde a sua infância que os seus brinquedos de eleição foram os carrinhos...miniaturas ainda não tão perfeitas como as actuais, mas idolatradas por ele (algumas ainda existem...)

Foi crescendo, sempre evidenciando uma paixão por qualquer tipo de veículos motorizados e assim muito jovem conseguiu a sua primeira motorizada da marca FORVEL da qual resta apenas este catálogo:









Quem lhe diria que passados mais de 30 anos iria reconstruir um dos poucos modelos ainda existentes?!



Em 2001 surgiu a ideia de partir para um hobby inédito e insólito... a que poderemos antes denominar como um projecto em evolução, sem fim á vista!

As caracteristicas, de cada máquina redigidas em Inglês, aparecerão sempre após a última foto de cada modelo!


Algumas fotos da reconstrução da Forvel...





























































Algumas características...

.. Cilindrada: 49 cm3

Potência: 6,4 cv

Peso: 75kg

 Pneu frente: 2,75x17

Pneu traseiro: 3,00x17

Velocidade máxima: 95km/h



Entretanto foi a vez de possuir uma mota de 250cc, uma Suzuki GT 250 de 1976 semelhante a esta:









Seguindo-se uma Kawasaki Zephir 1100, a única comprada nova em 1992.


Kawasaki Zephyr 1100













































Model: Kawasaki Zephyr 1100

Year: 1992

Displacement: 1062 ccm (64.80 cubic inches)

Engine type: In-line four, four-stroke

Power: 93.00 HP (67.9 kW)) @ 8000 RPM

Top speed: 207.0 km/h (128.6 mph)

Compression: 9.1:1

Bore x stroke: 73.5 x 62.6 mm (2.9 x 2.5 inches)

Valves per cylinder: 2

Fuel control: DOHC

Cooling system: Air

Gearbox: 5-speed

Transmission type, final drive: Chain

Front tyre dimensions: 120/70-18

Rear tyre dimensions: 160/70-17

Front brakes: Dual disc

Rear brakes: Single disc

Weight incl. oil, gas: 266.0 kg (586.4 pounds)

Fuel capacity: 19 litres (5,02 gallons)




Suzuki RV 125










































Model: Suzuki RV 125

Year: 1978

Displacement: 123 ccm (7.51cubic inches)


Engine type: single cylinder, two-stroke


Power:8.00 HP (5.8 KW) 6.000 rpm


Top speed 92.0 km/h (57.2 mph)


Compression: 6.3:1


Bore x stroke: 56.0 x 50.0 mm (2.2 x 2.0 inches)

Fuel control: port control


Cooling system: air


Gear box: 5-speed


Transmisson type, final drive: chain


Front tyre dimensions: 5.40-14


Rear tyre dimensions 6.70-10


Front brakes: expanding brake


Rear brakes: expanding brake


Weight inc. oil, gaz: 110 kg (242.5 pounds)


Fuel capacity: 5 litres (1,32 gallons)






Suzuki GT 550



















































Model : Suzuki GT 550

Year:1975

Displacement: 543 ccm (33.13 cubic inches)

Engine type: in-line three, two-stroke

Power: 48.00 HP (35.0Kw) 7500 rpm

Top speed: 178.0 km/h (110.6 mph)

Compression: 6.8:1

Bore x stroke: 61.0 x 62.0 mm (2.4 x 2.4 inches)

Fuel control: port control

Cooling system: air

Gear - box: 5 - speed

Transmisson type, final drive: chain

Front tyre dimensions: 3.25-19

Rear tyre dimensions: 4.00-18

Front brakes: single disc

Rear brakes: expanding brake

Weight inc. oil, gas: 190.0 Kg (418.9 pounds)

Fuel capacity: 15 litres (3,96 gallons)





Honda CBX 1000
















































































































Model: Honda CBX 1000


Year: 1978


Displacement: 1049 ccm (63.83 cubic inches)


Engine type: in-line six, four stroke


Power: 105 HP (76.6 kw) 9000 rpm


Top speed: 220 Km/h (136.7 mph)


Compression: 9.3:1


Bore x stroke: 64.5 x 53.4 mm (2.5 x 2.1 inches)


Valves per cylinder: 4


Fuel control: ohc


Cooling system: air

Gearbox: 5 - speed


Transmission type, final drive: chain


Front tyre dimensions: 3.50-19


Rear tyre dimensions: 4.25-18


Front break: single disc


Weight inc. oil, gas: 274.0 kg (604.1 pounds)


Fuel capacity: 24 litres (6,34 gallons)




                                                         Honda CB 400 four




                                                                                















































                                                                                


                                                                                    






                                                                    




                                                                                











Model: Honda CB400 F

Year: 1975

Displacement: 408.0 ccm (24.90 cubic inches)

Engine Type: in line four, four-stroke

Power: 37.00 HP (27.0Kw) 8.500 rpm


Top speed 158.0 Km/h (98.2 mph)

Compression: 9.4:1

Bore x stroke: 51.0 x 50.0 mm (2.0 x 2.0 inches)

Valves per cylinder: 2

Fuel control: ohc

Cooling system: air

Gear box: 6 - speed

Transmission type, final drive: chain

Front tyre dimensions: 3.00-18

Rear tyre dimensions: 3.50-18

Front brakes: single disc

Rear brakes: expanding brake

Weight inc. oil, gas: 184.0 Kg (405.7 pounds)

Fuel capacity 14 litres (3,70 gallons)






Suzuki GT 125






























                                                                               



                                                                    








                              
                                                                 
                                                                           

                                                                         




                                                                                  












                                                                              




Suzuki GT125

Year: 1975

Displacement: 125.ccm (7.63 cubic inches)

Engine type: twin, two stroke

Power: 14.20 HP (10.4 Kw) 9.500 rpm

Top speed: 127.0 km/h (78.9 mph)

Compression: 6.8: 1

Bore x stroke: 43.0 x 43.0 mm (1,7 x 1,7 inches)

Fast control: port control

Cooling system: air

Gear box: 5-speed

Transmission type, final drive: chain

Front tyre dimensions: 2.75-18

Rear tyre dimensions: 3.00-18

Front brakes: single disc

Rear braques: expanding brake

Weight inc. olil, gas. 122 kg (269.0 pounds)

Fuel capacity: 10 litres (2,64 gallons)


Honda GL 1000 Gold Wing






























                                                                               





                                                                               




Model: Honda GL 1000 Gold Wing

Year: 1975

Displacement: 999 ccm (60.96 cubic inches)

Engine type: four cylinder boxer, four - stroke

Power: 82.00 HP (59.9 Kw) 7.500 rpm

Top speed: 196.0 Km/h (121.8 mph)

Compression: 9.2: 1


Bore x stroke: 72.0 x 61. mm (2.8 x 2.4 inches)

Valves per cylinder: 2

Fuel control: ohc

Cooling system: liquid

Gearbox: 5 - speed

Transmission type, final drive (cardan)

Chassis,suspension, braques and wheels

Front tyre dimensions: 3.50-19

Rear tyre dimensions: 4.50-17

Front brakes: dual disc

Rear brakes: single disc

Weight inc. oil, gas 295.0 Kg (650.4 pounds)

Fuel capacity: 19 litres (5,02 gallons)





Kawasaki KH 250




                                                                                   

















                                                                                 






                                                                                   


















Model: Kawasaki KH 250


Year: 1976


Displacement: 249 ccm (15.19 cubic inches)


Engine type: in line three, two-stroke


Power: 26HP (19 kw) 7.000 rpm


Top speed: 138 Km/h (85.7 mph)


Compression: 7.5:1


Bore x stroke: 45.0 x 52.3 mm (1.8 x 2.1 inches)


Fuel control: port control


Cooling system: air


Gearbox: 5-speed

Transmission type, final drive: chain


Chassis, suspension, brakes and wheels


Front tyre dimensions: 3.00-18


Rear tyre dimensions: 3.50-18


Front brakes: single disc


Rear brakes: expanding brake


Weight incl. oil.gas: 175.0 KG (358.8 pounds)

Fuel capacity: 14 litres (3,70 gallons)





Kawasaki KE 175








































Model: Kawasaki KE 175

Year: 1978

Displacement: 175 ccm (10.68 cubic inches)

Engine type: Single cylinder, two-stroke

Power: 16.00 HP (11.7 kW) @ 7000 RPM

Top speed: 110.0 km/h (68.4 mph)

Compression: 7.0:1

Bore x stroke: 61.5 x 58.8 mm (2.4 x 2.3 inches)

Fuel control: Rotary valves

Cooling system: Air

Gearbox: 5-speed

Transmission type, final drive: Chain

Front tyre dimensions: 2.75-21

Rear tyre dimensions: 3.50-18

Front brakes: Expanding brake

Rear brakes: Expanding brake

Weight incl. oil, gas, etc: 110.0 kg (242.5 pounds)

Fuel capacity: 7 litres (1,85 gallons)





Scooter Honda X8 - RX







 Esta scooter foi adquirida usada em muito boas condições não estando prevista qualquer intervenção


Model Scooter Honda X8 -RX



Displacement: 49.40 ccm (3.01 cubic inches)

Engine type: Single cylinder, two-stroke

Compression: 7.0:1

Fuel system: Carburettor

Ignition: CDI

Cooling system: Air

Gearbox: Automatic

Transmission type, final drive Belt
Front 31 mm telescopic fork, 90 mm axle travel
Suspension:

Rear suspention: Unit swingarm 90mm axle travel

Front brakes: Single disc

Rear brakes: Single disc
Dry weight: 91.0 kg (200.6 pounds)

Fuel capacity: 6.00 litres (1.59 gallons)



Yamaha YZF 125 R

Esta máquina foi adquirida nova!



 











 

 Model Yamaha YZF-R125

Year: 2010

Displacement: 124.70 ccm (7.61 cubic inches)

Engine type: Single cylinder, four-stroke

Power: 14.75 HP (10.8 kW))

Torque: 12.24 Nm (1.2 kgf-m or 9.0 ft.lbs)

Compression: 11.2:1

Bore x stroke: 52.0 x 58.6 mm (2.0 x 2.3 inches)

Valves per cylinder: 4

Fuel control: SOHC

Cooling system: Liquid

Gearbox: 6-speed

Transmission type, final drive: Chain

Front tyre dimensions: 100/80-M17

Rear tyre dimensions: 130/70-M17

Front brakes: Single disc 292 mm (11.5 inches)

Rear brakes: Single disc 230 mm (9.1 inches)

Weight incl. oil, gas, etc: 138.0 kg (304.2 pounds)

Fuel capacity: 13.80 litres (3.65 gallons)




Honda Pan European ST1100



































Model Honda St 1100 Pan European
Year 2000


Displacement: 1084.00 ccm(66.15 cubic inches)

Engine type: V4, four - stroke

Power: 100.00 HP (73.0 KW) @ 7500 RPM

Torque: 110.82 Nm ( 11.3 Kgf-m or 81.7 ft.lbs ) @ 6000 RPM

Valves per cylinder : 4

Gearbox: 5 speed

Front brakes: Dual disk

Rear brakes: Single disc

Dry weight: 279.0 kg (615.1 pounds)

Power/weight ratio: 0.3584 HP/Kg

Seat height: 800 mm (31,5 inches) if adjustable, lowest setting.

Fuel capacity: 28.00 litres (7.40 gallons)




Yamaha DT 400 MX














































Model: Yamaha DT 400 MX


Year: 1978


Displacement: 397.00 ccm (24.22 cubic inches)


Engine type: Single cylinder, two-stroke


Power: 21.00 HP (15.3 kW)) @ 5600 RPM


Top speed: 136.0 km/h (84.5 mph)


Compression: 6.4:1


Bore x stroke: 85.0 x 70.0 mm (3.3 x 2.8 inches)


Cooling system: Air


Gearbox: 5-speed

Transmission type,


final drive: Chain


Chassis, suspension, brakes and wheels


Front tyre: 3.00-21


Rear tyre: 4.00-18


Front brakes: Expanding brake


Rear brakes: Expanding brake


Weight incl. oil, gas, etc: 141.0 kg (310.9 pounds)


Fuel capacity: 9.00 litres (2.38 gallons)




Suzuki GSX 1000

















































Model Susuki GSX-R 1000


Year: 2002



Displacement: 988.00 ccm (60.29 cubic inches)


Engine type: In-line four, four-stroke


Compression: 12.0:1


Bore x stroke: 73.0 x 59.0 mm (2.9 x 2.3 inches)


Valves per cylinder: 4


Fuel system: injection


Fuel control: Double Overhead Cams/Twin Cam (DOHC)


Cooling system: Liquid


Gearbox: 6-speed


Transmission type,final drive: Chain


Front tyre: 120/70-ZR17


Rear Tyre: 190/50-ZR17


Front brakes: Dual disc


Rear brakes: Single disc


Dry weight: 170.0 kg (374.8 pounds)


Seat weight: 830 mm (32.7 inches) if adjustable, loweat setting.


Overwall height: 1,135 mm (44,7 inches)


Over lenght: 2,045 mm (80.5 inches)


Overall width: 715 mm (28.1 inches)


Ground clarence: 130 mm (5.1 inches)


Weel base: 1410 mm (55,5 inches)


Fuel capacity: 18.00 litres (4.76 gallons)





Em Breve começará a recuperação desta:

Honda XL 250 








Como novidades teremos "estórias" mais completas sobre cada exemplar!

Há já quem colabore e se interesse ... porque não aceder ao fórum:


http://www.f125cc.com/


Sumário da tarefa de recuperação das motos já visualizadas:

Só para vos dar uma ideia muito resumida de todo este empenhamento: imaginem o que é adquirir motas usadas para coleccionar, partindo duma busca exaustiva que corresponda ao gosto pessoal e á verba a despender, avaliando por fotos o seu estado geral (na maior parte dos casos foram importadas).

A compra resultou a maior parte das vezes de motociclos em muito más condições de conservação e houve depois que descobrir manuais de manutenção, sabia-se lá onde...
Estruturar um plano de trabalho contando com a imprescindível ajuda dos excelentes técnicos da Xixó (Amadora) sem os quais não teria sido possível restaurar todo este acervo quase museológico...Criaram-se laços fortes de amizade entre todos os intervenientes desta autêntica epopeia! Reconstruíram-se motas e criaram-se novos amigos...

Serão eles a desmontar máquina a máquina, substituindo peças deterioradas por outras novas, cuja obtenção se tornou noutro desafio...estamos a falar de material que há muito deixou de ser fabricado. O perfeccionismo e apuro chegou ao ponto de um simples parafuso, só porque está levemente deteriorado, ser substituído por outro ...importado!

Descobrir esses autênticos "tesouros" em países como o Canadá ou a Austrália e adquiri-los via Internet vencendo inclusive as nossas burocracias "Made in Portugal" onde somos especialistas... foi sem dúvida uma tarefa que exigiu muita paciência, conhecimentos específicos nesta tecnologia e houve que transpor imensas dificuldades propícias a enganos dispendiosos e de complexa correcção.

Depois de todas estas peripécias onde se consumiu tempo e dinheiro houve que montar de A a Z a mota que se encontrava de momento em restauro seguindo um critério metodológico rigoroso, exemplifiquemos: partindo do quadro, instalando o motor na maioria dos casos intervencionado a fundo até ao mais ínfimo pormenor, seguindo-se todos os acessórios de origem até serem estes diferentes "órgãos" ajustados ( faróis, travões, direcção, funcionamento do motor).

Finalmente observar mesmo fotograficamente relíquias que trabalham impecavelmente não deixa de ser um espectáculo digno da vossa atenção e que até á data apenas foi privilégio de um circulo muito restrito de amigos...




Atenção seguidores fidelizados ao Blogue e não só...
O site nem sempre estará disponível ou pode apresentar-se "desorganizado"
devido ao carregamento de novas fotos de outras motas...


Para ver todas as fotos numa pasta e com mais pormenor , clique aqui




Octavio de Oliveira    oliveira.octavio@sapo.pt
                    


Estas 3 fotos nada tem a ver com as do blogue , mas finalizam no como se fossem   o   início!








            
    











                                  
       
       
































6 comentários:

  1. Essa CBX é simplesmente um assombro. Que motor lindo, estava uma na Batalha e deixou-me 5 minutos com um ar pasmado. É de facto um marco.

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  2. Alex, Voçê surpreendeu-me porque escreveu um comentário...fico-lhe grato! Normalmente ninguem o faz porque dá muito trabalho!
    Um Abraço
    O. Oliveira

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  3. Bom dia Octávio, prazer em conhecê-lo! Sou integrante do MC Chuva Negra, de Congonhas, cujo presidente Luciano recomendou-me vosso blog e eis me aqui!
    Parabéns pelas publicações!!
    Convido-o a conhecer e participar de nosso blog!
    Um forte abc, Carlos -Tartaruga.
    mcchuvanegra.blogspot.com

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  4. http://suportedeplaca.wordpress.com/

    Muito bom esse site, indicarei aos amigos, abs

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  5. Adorei. Excelente trabalho de restauro. Parabens

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  6. Lindas, todas. Um trabalho impecável, um regalo para a vista, muitas delas parecem melhores que novas. A minha preferida é sem dúvida a CBX, é a que me está mais próxima visto a minha ser uma sevenfifty de 95. Abraço. João Ricardo.

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